Futuro Administrador

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Futuro Administrador

Administração em geral


    O que é Filosofia? Qual a sua importância?

    avatar
    Ricardo
    Admin


    O que é Filosofia? Qual a sua importância? Empty O que é Filosofia? Qual a sua importância?

    Mensagem por Ricardo Dom maio 17, 2009 8:17 pm

    Por Ricardo Avelino

    A Filosofia é o conhecimento caracterizado seja pelos conteúdos ou temas tratados, pela função que exerce na cultura ou pela forma que trata os temas.

    Filosofar é o saber das coisas, entender o porquê, discordar daquilo que já é fato, criticar o que está certo, desconstruir o edificado, construir a nossa teoria.

    A Filosofia representa a passagem do mito para o logos, que tem por objeto ensinar o homem a chegar à autotransformação mediante um processo de evolução consciente, libertando assim o pensamento das influências sugestivas.

    Nos dias de hoje, recorremos a Filosofia para entender o Mundo, entender o porquê de ser assim e não de outra maneira. Através dela, buscamos o conhecimento, pois ela é a nossa principal ferramenta para compreender tudo o que hoje existe.

    Sua importância se faz tão grande e até perturbadora a alguns órgãos políticos, cito o ocorrido na época da Ditadura Militar onde a Filosofia foi excluída do currículo escolar, pois não era viável que cidadãos usassem do conhecimento da Filosofia para entender, questionar e tentar mudar a situação.

    Já aos dias de hoje, a Filosofia está presente na vida de todos, mesmo involuntariamente, pois mesmo quem nunca ouviu falar em Filosofia, a faz questionando seu dia-a-dia, discordando daquilo que acha não estar certo e montando sua teoria.

    Filosofar nos fortalece a viver no mundo hoje globalizado, onde todos nos tentam impor coisas, rotinas, costumes, moda, etc. Usamos da Filosofia para decidir o que, o quanto e o quando absorver tudo isso que está ao nosso redor.

      Data/hora atual: Qui Mar 28, 2024 4:54 pm