Futuro Administrador

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Futuro Administrador

Administração em geral


    Planejamento Empresarial...

    avatar
    Ricardo
    Admin


    Planejamento Empresarial... Empty Planejamento Empresarial...

    Mensagem por Ricardo Sáb Ago 28, 2010 10:11 am

    Planejamento empresarial: que desafio é esse?

    O planejamento empresarial refere-se às decisões presentes que tem implicações nos rumos futuros da empresa. É ferramenta essencial para a empresa que deseja definir o seu futuro, mobilizar recursos em direção aos propósitos de curto e longo prazo, assumir o controle do seu destino, enxergar oportunidades, introduzir a disciplina de pensar a longo prazo, gerar compromisso e direcionar as atividades dos colaboradores.

    No modelo proposto por Bruno Henrique Fernandes e Luiz Hamilton Berton e adotado pelo SEBRAE em programas de capacitação, o planejamento empresarial percorre as seguintes etapas:

    Definição do negócio – onde a empresa atua, o setor, o produto, os serviços, o cliente que pretende atingir. A definição do negócio não pode ser ampla a ponto de não orientar para nada, levando a perda de foco. Ou, no limite, restrita a ponto de não permitir descobrir o que a organização faz.

    Análise do ambiente externo – a análise do setor em que a empresa atua é importante, para isso não podem ficar de fora os aspectos econômicos, sociais, políticos e tecnológicos. Entender o ciclo de vida do setor e os fatores-chave de sucesso é fundamental para embasar os planos futuros.

    Análise do ambiente da organização – Identificar e compreender as competências da organização, ou seja, o que a organização faz bem, em que ela é forte e dificulta a imitação por parte da concorrência. Os seus pontos frágeis também devem ser identificados e analisados.

    A partir dessas análises pode-se partir para a formulação das estratégias, que incluem as seguintes tarefas:

    Delimitação da missão – para que a empresa existe; delimita sua atuação dentro do negócio escolhido.

    Definição da visão – onde a empresa quer chegar num prazo definido; a visão é a explicitação do que se idealiza para a organizaçã

    Definição de objetivos – são importantes para conferir foco, mas devem ser detalhados (ou desdobrados) em ações menores para não se perderem na generalidade para as diferentes áreas da empresa: marketing, finanças, produção, pessoas etc.

    Com tudo isso definido é hora de colocar para funcionar.

    É nessa fase que belos planejamentos e excelentes estratégias vão parar na gaveta. Leia mais e comente no blog Empreendedorismo e Planejamento.

    Fonte:http://mundosebrae.wordpress.com/2009/12/11/planejamento-empresarial-que-desafio-e-esse/

      Data/hora atual: Sex Abr 19, 2024 7:07 am