Futuro Administrador

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Futuro Administrador

Administração em geral


    As Funções da Linguagem

    avatar
    Ricardo
    Admin


    As Funções da Linguagem Empty As Funções da Linguagem

    Mensagem por Ricardo Sex Ago 21, 2009 11:03 am

    Para entendermos com clareza as funções da linguagem, é bom primeiramente conhecermos as etapas da comunicação.

    Ao contrário do que muitos pensam, a comunicação não acontece somente quando falamos, estabelecemos um diálogo ou redigimos um texto, ela se faz presente em todos (ou quase todos) os momentos.
    Comunicamos-nos com nossos colegas de trabalho, com o livro que lemos, com a revista, com os documentos que manuseamos, através de nossos gestos, ações, até mesmo através de um beijo de “boa noite”.

    É o que diz Bordenave quando se refere à comunicação:

    A comunicação confunde-se com a própria vida. Temos tanta
    consciência de que comunicamos como de que respiramos ou
    andamos. Somente percebemos a sua essencial importância
    quando, por acidente ou uma doença, perdemos a capacidade
    de nos comunicar. (Bordenave, 1986. p.17-9)

    No ato de comunicação percebemos a existência de alguns elementos, são eles:

    a) emissor: é aquele que envia a mensagem (pode ser uma única pessoa ou um grupo de pessoas).


    b) receptor: é aquele a quem a mensagem é endereçada (um indivíduo ou um grupo), também conhecido como destinatário.

    c) canal de comunicação: é o meio pelo qual a mensagem é transmitida.

    d) código: é o conjunto de signos e de regras de combinação desses signos utilizado para elaborar a mensagem: o emissor codifica aquilo que o receptor irá descodificar.

    e) contexto: é o objeto ou a situação a que a mensagem se refere.

    Partindo desses seis elementos Roman Jakobson, lingüista russo, elaborou estudos acerca das funções da linguagem, os quais são muito úteis para a análise e produção de textos. As seis funções são:

    1. Função referencial: referente é o objeto ou situação de que a mensagem trata. A função referencial privilegia justamente o referente da mensagem, buscando transmitir informações objetivas sobre ele. Essa função predomina nos textos de caráter científico e é privilegiado nos textos jornalísticos.

    2. Função emotiva: através dessa função, o emissor imprime no texto as marcas de sua atitude pessoal: emoções, avaliações, opiniões. O leitor sente no texto a presença do emissor.

    3. Função conativa: essa função procura organizar o texto de forma a que se imponha sobre o receptor da mensagem, persuadindo-o, seduzindo-o. Nas mensagens em que predomina essa função, busca-se envolver o leitor com o conteúdo transmitido, levando-o a adotar este ou aquele comportamento.

    4.Função fática: a palavra fático significa “ruído, rumor”. Foi utilizada inicialmente para designar certas formas que se usam para chamar a atenção (ruídos como psiu, ahn, ei). Essa função ocorre quando a mensagem se orienta sobre o canal de comunicação ou contato, buscando verificar e fortalecer sua eficiência.

    5. Função metalingüística: quando a linguagem se volta sobre si mesma, transformando-se em seu próprio referente, ocorre a função metalingüística.

    6. Função poética: quando a mensagem é elaborada de forma inovadora e imprevista, utilizando combinações sonoras ou rítmicas, jogos de imagem ou de idéias, temos a manifestação da função poética da linguagem. Essa função é capaz de despertar no leitor prazer estético e surpresa. É explorado na poesia e em textos publicitários.

    Essas funções não são exploradas isoladamente, de modo geral, ocorre a superposição de várias delas. Há, no entanto, aquela que se sobressai, assim podemos identificar a finalidade principal do texto.

    Por Marina Cabral
    Especialista em Língua Portuguesa e Literatura
    Equipe Brasil Escola


    Fonte: http://www.brasilescola.com/redacao/as-funcoes-linguagem.htm

      Data/hora atual: Qui Mar 28, 2024 10:42 am