Por Ricardo Avelino.
Com o desemprego gerado com a chegada da tecnologia os lideres passaram a viver um grande desafio: diagnosticar problemas, resolvê-los e ter a capacidade de adaptar seu estilo de liderança.
A aplicação da psicologia na administração se faz muito presente nas organizações, uma vez que se torna imprescindível a elaboração de estratégias para conquistar espaço no mercado.
O administrador deve ser capaz de analisar as pessoas e utilizar o potencial das mesmas a favor da empresa. Para que uma mudança seja bem sucedida é necessário que o líder saiba prever qual reação será gerada com a tomada de uma determinada atitude.
Desta maneira é preciso que o administrador saiba lidar com as pessoas para que tenha bons resultados. No entanto deve se conformar que modificar o comportamento é algo quase impossível, pois as pessoas estão acostumadas a agir de determinada maneira diante das situações.
Outra razão para a utilização da psicologia na administração é o fato de ser o líder o responsável por motivar seus companheiros (funcionários) a alcançarem seus objetivos, sendo que cada um almeja uma coisa diferente, então é preciso utilizar-se da psicologia para saber certamente como motivar cada um.
Com o passar dos anos adquirem-se conhecimentos, bons ou ruins, e o compartilhamento dessa bagagem deve ser feito para que de certa forma possam-se “tirar” os maus conhecimentos (vícios) e aproveitar os bons conhecimentos, mas sempre atento, como já foi dito anteriormente, que modificar uma pessoa é uma tarefa difícil, e que exige muita paciência.
O trabalho em equipe torna-se fundamental em uma empresa, e é a melhor hora para se compartilhar conhecimentos e experiências. Trabalhando em equipe o resultado é muito mais rápido e com muito mais qualidade. A liderança é fundamental em uma equipe, pois se torna o líder responsável por motivar seus colegas de equipe a realizarem um bom trabalho, para que sejam alcançados não só os objetivos da empresa, mas sim de cada um dos componentes do grupo.
Mas para que tudo corra bem e gere resultados é preciso que antes de tudo seja feita uma boa seleção de funcionários, e que seja formada uma equipe, e é na hora da contratação que se deve prestar muita atenção à escolha dos candidatos. Deve-se avaliar a maneira em que se comportam, seja na posição de líder ou não, pois o comportamento influencia muito na execução de um trabalho, e também na geração de resultados.
Enfim, para concluir, vimos neste texto que em uma organização boa parte dos acontecimentos gira em torno da psicologia, e que é fundamental a utilização desta ciência para conhecer melhor o ser humano, e saber como explorar suas habilidades de maneira correta para que sejam gerados bons frutos. Alem disso deve ser utilizada para compreender os problemas de cada um e fazer com que o ambiente de trabalho seja agradável, e que cada um trabalhe contente com o que faz, afinal, funcionário feliz e estimulado trabalha muito melhor.
A aplicação da psicologia na administração se faz muito presente nas organizações, uma vez que se torna imprescindível a elaboração de estratégias para conquistar espaço no mercado.
O administrador deve ser capaz de analisar as pessoas e utilizar o potencial das mesmas a favor da empresa. Para que uma mudança seja bem sucedida é necessário que o líder saiba prever qual reação será gerada com a tomada de uma determinada atitude.
Desta maneira é preciso que o administrador saiba lidar com as pessoas para que tenha bons resultados. No entanto deve se conformar que modificar o comportamento é algo quase impossível, pois as pessoas estão acostumadas a agir de determinada maneira diante das situações.
Outra razão para a utilização da psicologia na administração é o fato de ser o líder o responsável por motivar seus companheiros (funcionários) a alcançarem seus objetivos, sendo que cada um almeja uma coisa diferente, então é preciso utilizar-se da psicologia para saber certamente como motivar cada um.
Com o passar dos anos adquirem-se conhecimentos, bons ou ruins, e o compartilhamento dessa bagagem deve ser feito para que de certa forma possam-se “tirar” os maus conhecimentos (vícios) e aproveitar os bons conhecimentos, mas sempre atento, como já foi dito anteriormente, que modificar uma pessoa é uma tarefa difícil, e que exige muita paciência.
O trabalho em equipe torna-se fundamental em uma empresa, e é a melhor hora para se compartilhar conhecimentos e experiências. Trabalhando em equipe o resultado é muito mais rápido e com muito mais qualidade. A liderança é fundamental em uma equipe, pois se torna o líder responsável por motivar seus colegas de equipe a realizarem um bom trabalho, para que sejam alcançados não só os objetivos da empresa, mas sim de cada um dos componentes do grupo.
Mas para que tudo corra bem e gere resultados é preciso que antes de tudo seja feita uma boa seleção de funcionários, e que seja formada uma equipe, e é na hora da contratação que se deve prestar muita atenção à escolha dos candidatos. Deve-se avaliar a maneira em que se comportam, seja na posição de líder ou não, pois o comportamento influencia muito na execução de um trabalho, e também na geração de resultados.
Enfim, para concluir, vimos neste texto que em uma organização boa parte dos acontecimentos gira em torno da psicologia, e que é fundamental a utilização desta ciência para conhecer melhor o ser humano, e saber como explorar suas habilidades de maneira correta para que sejam gerados bons frutos. Alem disso deve ser utilizada para compreender os problemas de cada um e fazer com que o ambiente de trabalho seja agradável, e que cada um trabalhe contente com o que faz, afinal, funcionário feliz e estimulado trabalha muito melhor.
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